Por que é tão difícil assumir os nossos erros?


Nos dias atuais tentar "jogar a bola para frente" é tão comum que até parece ser "normal".
Basta sermos chamados atenção por algum erro cometido e já procuramos  logo nos eximir da culpa. Arrumamos "Ns" justificativas nem sempre plausíveis, mas,pelo menos justificamos não é?

O fato é que ainda é raro encontrar pessoas que assumam prontamente: - errei me desculpe. Isso não vai acontecer novamente! (mesmo que aconteça de novo, assumiu o erro.) Sempre é mais fácil a transferência de responsabilidades. Passar a “batata quente” para o outro. Vemos isso diariamente na política. Na escola, no trabalho, em casa...

Mas ao mesmo tempo que temos dificuldade em assumir nossos erros, temos uma imensa facilidade em enxergar os erros dos outros. Basta um passo em falso de alguém, e já estamos a comentar o feito.

Aproveitando muitas vezes disso para justificar nossos erros alumiando o dos outros. Será que um dia isso vai mudar? Quando teremos mais pessoas corajosas que destemidas, tenham a audácia de por a cara para bater, de assumir as responsabilidades sem apontar o cisco no olho do próximo?

Sinceramente? Não sei. Só sei que, se um dia isso acontecer, o mundo será um lugar muito melhor para se viver do que é hoje, disso tenho certeza.

Sobre o autor

Danilo Andrade
Estudante de Serviço Social. Um ser inacabado e inconformado com o comodismo. Um cara alegre, que não curte fórmulas prontas e verdades indiscutíveis.

2 comentários:

  1. Acho dificil esse dia de consciencia mundial chegar tão cedo,pois o homem ainda é muito egoista, e tem pouco sentido do real que é a responsabilidade dos seus atos.

    Valeu a visita Danilão ! abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário Victor! Abraços

    ResponderExcluir

Olá! Comente a vontade! Aqui não tem palavra de verificação. Contribua com sua opinião.

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 polemizando and Blogger Themes.