Pular para o conteúdo principal

Brasil país do futebol? Brasil, país do vôlei!

No período da Ditadura Militar, no governo Médice, o futebol foi muito usado como ferramenta de campanha política. Slogans como "Ninguém segura este país, e "Brasil; ame-o ou deixe-o foi muito explorado. Assim, ficamos conhecidos (propositalmente) como país do futebol.

Por muito tempo o Brasil fez jus ao título de “país do futebol” prova disso é o pentacampeonato conquistado na copa de 2002. Mas parou aí. De lá para cá o Brasil já disputou duas copas do Mundo, porém sem alcançar resultados expressivos, visto que não conseguiu nem mesmo chegar à final.

Quem acompanhou o Pan de Guadalajara, que encerrou as competições ontem 30/10, sofreu mais uma decepção e a confirmação de que está cada vez mais difícil para nós brasileiros afirmarmos: “Brasil, país do futebol”.

O time de futebol masculino enviado pela CBF, teve participação pífia no campeonato: entrou mudo e saiu calado – calado de vergonha. Romário, ex-jogador disparou "Entre disputar com uma equipe fraca e não disputar, era melhor não disputar.", em entrevista ao UOL Esporte. O craque ainda atribui o feito À CBF:

Na visão do ex-jogador, hoje comentarista da Record, a CBF não levou o Pan a sério, "e isso é um desrespeito com o povo brasileiro". E a crítica não se limita à seleção masculina, já que a feminina veio para Guadalajara sem oito titulares, entre as quais Marta e Cristiane. "É culpa da CBF também a seleção feminina não estar completa", diz. "A única diferença é que este time já jogou junto. O masculino, nunca". (fonte: O imparcial)

(Todos sabemos que foi uma forma de retribuir os “favores” recebidos pela Record ultimamente.)

Mas o que tem acontecido? Talvez e provavelmente, por que o futebol há algum tempo, deixou de ser apenas esporte (o ópio do povo),tornou-se um mercado milionário e lucrativo (onde os craques de antigamente sonhavam em receber salários pagos hoje?). Poucos torcedores podem ter em algum jogador, uma referência a seu time, afinal, não se sabe até quando ele defenderá aquela camisa. Joga por quem paga mais! 

(Sem falar da polêmica gerada pela Lei Geral da Copa, que ainda vai render muito "pano pra manga")


Enfim, justificando o título deste texto, quem brilhou de verdade e trouxe muitas emoções para o Brasil foi o Vôlei – masculino e femenino, mostrando ao mundo a garra do povo brasileiro e força que este povo tem. Por isso, nada mais justo do que “Brasil, país do vôlei” para homenagear esses guerreiros que bravamente defenderam nosso país  alcançando o ponto mais alto do pódio em Guadalajara!

Comentários

  1. Seremos o pais de todos os esportes...estamos fadados ao sucesso esportivo, pois somos a nação mais prospera em desenvolvimento e isso foi fator em todas as empresas que cresceram no esporte.


    abraço e obrigado pelas visitas de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor.
    Fico grato por sua visita e opinião neste espaço. Volte sempre!
    Sempre aparecerei lá por seu blog. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a postagem!
    Hoje em dia, o futebol não se joga por defender o time, mas se joga para ganhar mais e mais dinheiro.
    Sempre tive na minha mente que o Brasil é o país do vôlei, não sei se é porque eu amo esse esporte, mas como está no post, depois do pentacampeonato, o que sobrou do futebol brasileiro? Na minha opinião, nada porque quando chegam em campeonatos não conseguem vencer nenhuma partida! Já o vôlei... Vence a maioria, senão todas!
    Daqui a alguns anos, penso eu, que quando perguntarmos as crianças o que elas querem ser quando crescerem, elas responderão que serão jogadoras de vôlei. O nível do futebol brasileiro vem caindo muito pra mim.

    As vezes, quanto mais dinheiro se paga para um jogador, menos ele joga, porque sabe que seu altíssimo salário estará com ele, portanto só precisa mesmo comparecer no jogo. Espero que isso acabe. bom, é minha humilde opinião.

    Gostei do post. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Arthur, seja bem vindo a este espaço! Fico grato por sua opinião, já que é esse o objetivo: fazer os leiores refletirem, compartilharem suas opiniões com o resto do mundo (é claro, a parte que lê :)) Longe se sua opinião ser humilde. Você desenvolveu muito bem seu comentário. Infelizmente, reconhecemos essa realidade no futebol Brasileiro. Não existe mais jogador que tenha identidade a um time, ou ele faz gols ou é demitido ou se faz gols procura logo um time que melhor o remunere. Por dentro deste esquema estão as redes de televisão que exploram até ultima gota do evento tornando absurdo os preços cobrados, obrigam torcedores a verem jogos em ohorários inadequados, enfim... passaríamos um dia inteiro levantando os motivos pelos quais o nosso futebol já não é mais o mesmo. Mas como disse no post, neste Panamericano, podemos reconhecer que os brasilieros não precisam ser rotulados como craques do futebol: somos bons em muitos outros esportes (menos visíveis justamente por que ainda não levantam tantos R$) como o vôlei e a natação.

    por fim, agradeço sua contribuição a este blog que longe de ser dono da verdade apenas procura polemizar, questionar e possibilitar que os leitores concordem ou discordem. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Comente a vontade! Aqui não tem palavra de verificação. Contribua com sua opinião.

Postagens mais visitadas deste blog

Você doaria seus órgãos?

Por muito tempo houve* (e há)  muita resistência quando o assunto é doação de órgãos. Isso porque muitas pessoas (eu já pensei assim) acham que quando se declara doador de órgãos é como dizer que irão morrer a qualquer momento. (na verdade corremos riscos de vida até ao beber água!) É a mesma sensação de se fazer um seguro de vida. Essa ideia só muda, quando nos conscientizamos de que realmente podemos morrer a qualquer momento mesmo (fato), mas que, se isso viver a ocorrer (não pelo fato de se declarar doador, mas pelas fatalidades que estamos suscetíveis) ainda assim podemos fazer a diferença! Contribuiremos para que outras pessoas continuem a viver, com um pedacinho de nós. Já pensou nisso? Quando paramos para refletir na grandiosidade dessa causa, quando mudamos o foco para o todo e não apenas para o “eu” percebemos que aquela visão citada no início não tem "nada a ver". Eu mudei minha concepção, mudei a minha visão quanto a doação de órgãos. Aprendi que não levaremos

Existe maus tratos a animais nos rodeios. O que você acha disso?

A algumas semanas, o Domingo Espetacular da Rede Record exibiu uma reportagem bastante interessante sobre a polêmica envovendo maus tratos a animais em rodeios no Brasil e no mundo. Digo polêmica porque não é de hoje que pessoas e entidadades questionam o uso de animais nesses (e outros) esportes. Por mais que alguns muitos queiram, não há como negar que os animais usados nas provas sofrem sim, tanto que como apresentado na reportagem (e em casos que aconteceram em uma cidade que morei) muitos morrem ou precisam ser sacrificados. As interrogações que ficam são: Será que é justificável lançar mão da vida de outros seres vivos em prol de um lazer? De um espetáculo? O que teria os rodeios de diferente entre os espetáculos de circo usando animais e rinhas de galo? Provavelmente existam muitas respostas para estes questionamentos, mas uma das mais óbvias está diretamente relacionada ao volume de dinheiro que estes eventos movimentam. E este com certeza é um dos maiores obstáculos de qua

Polêmicas nossas de cada dia - 1ª parte: Atraso Cultural

Olá caros leitores, esse é o primeiro de 10 textos da série "Polêmicas nossas de cada dia". Não deixem de acompanhar! Júlia chegou radiante no trabalho. Sorriso de canto a canto da orelha. Estava radiante entregando os convites de seu casamento. Tudo isso porque depois de mais de um ano de planejamento, enfim estava chegando o dia. - Colega, me conte... ouvi dizer que seu casamento vai ser coisa de primeiro mundo! – Que nada menina... vai ser simples, mas com muito bom gosto! - E a ansiedade? Muito ansiosa? Claro que estou! Não vejo a hora de entrar naquela igreja com aquele vestido lindo! Nem pensem em não ir viu! No convite a hora do casamento era às 19:30. Solange já estava desesperada, afinal ainda tinha que pegar um ônibus para chegar à igreja e já eram 19:00 horas! - Meu Deus! Acho que vou perder a entrada da noiva! Falou Solange para o motorista. Até que Solange estava com sorte. O transito estava bom e 19:35 ela chegou à igreja. Mal desceu do ônibus e tomou um sust