Pular para o conteúdo principal

A indiferença que mata um pouco por dia...

Pelos caminhos da vida cruzamos com milhares de pessoas, cada um com suas peculiaridades, suas marcas. Algumas são expansivas, amigáveis, fáceis de conviver, fáceis de amar. Outras são mais fechadas, preferem manter uma certa distância. OK.
Mas existem outras pessoas que de fato me incomodam: estas são as indiferentes.
Não se trata neste caso de uma indiferença pessoal a mim, mas ao ser humano.
Para estes, as principais palavras são: eu, ,eu, para mim e assim vai... pouco importa se alguém próximo está com frio, fome, sede... liga a TV em algum jornal e diz: puro sensacionalismo! Será mesmo tudo sensacionalismo?

O Brasil é um país extremamente desigual em vários aspectos. Seja na distribuição de renda, na questão social, acesso à informação, serviços, enfim...

Podemos "agradecer" boa parte disso a nossos representantes avestruzes que continuam a enfiam a cabeça no buraco e fingem não ver os problemas mesmo estes saltando aos olhos!

Por fim, talvez você pense que o que pode fazer é pouco, que irá alterar pouca coisa, certamente a indiferença não irá acrescentar em nada, pior continuará perpetuando o individualismo e a coisificação do ser humano. Olhe para os lados: o que vês?

Comentários

  1. Olá Danilo, adorei a reflexão !

    Acredito que hoje em dia devido ao stress e as dificuldades presentes em nosso dia a dia, algumas pessoas preferem optar por esta conduta de indiferença, acreditando que isso as protegerá de infortúnios ou aborrecimentos, mas isso não ocorre.
    Todos sempre teremos desafios e se nos deixarmos endurecer, o mundo ficará insuportável, pois o que ainda resta de bom é o companheirismo e a sensibilidade, são estes sentimentos que auxiliam as pessoas e que mudam o mundo para melhor.
    É um tremendo egoísmo agir desta maneira e concordo contigo, se julgarmos que só poderemos fazer pouco, ninguém faz nada... mas se cada um fizer o seu pouquinho, ahhh quanta diferença !!!

    Um abração e bom restinho de semana !

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda Sammy,

    Como é bom contar com pessoas como você por aqui, que contribuem positivamente com as discussões e reflexões aqui geradas. Realmente, nos esquivamos dos problemas como a formiga que junta suas reservas no inverno e mesmo que a cigarra bata a porta a pedir, ela nega a ajuda. Sou contra esta postura, pois acredito que crescemos quando a comunidade cresce. E você colocou isso muito bem. Muito obrigado por sua contribuição!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Grande Danilo... !!!

    Sumiu em brother, tu faz falta na blogosfera veião, não some não cabra !
    quanto ao seu post, acredito que depois da corrupção, a indiferença seja nosso maior problema !

    Fica com Deus e obrigado por todas as visitas que me faz.

    Tem uma cronica nova e como sempre sua opinião pesa forte...vai lá !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Victor! Muito obrigado pela sua contribuição... Quanto ao sumiu, tá difícil conciliar tantas obrigações ao mesmo tempo kkk mas estou tentando!!! Abração p/ ti amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Comente a vontade! Aqui não tem palavra de verificação. Contribua com sua opinião.

Postagens mais visitadas deste blog

Existe maus tratos a animais nos rodeios. O que você acha disso?

A algumas semanas, o Domingo Espetacular da Rede Record exibiu uma reportagem bastante interessante sobre a polêmica envovendo maus tratos a animais em rodeios no Brasil e no mundo. Digo polêmica porque não é de hoje que pessoas e entidadades questionam o uso de animais nesses (e outros) esportes. Por mais que alguns muitos queiram, não há como negar que os animais usados nas provas sofrem sim, tanto que como apresentado na reportagem (e em casos que aconteceram em uma cidade que morei) muitos morrem ou precisam ser sacrificados. As interrogações que ficam são: Será que é justificável lançar mão da vida de outros seres vivos em prol de um lazer? De um espetáculo? O que teria os rodeios de diferente entre os espetáculos de circo usando animais e rinhas de galo? Provavelmente existam muitas respostas para estes questionamentos, mas uma das mais óbvias está diretamente relacionada ao volume de dinheiro que estes eventos movimentam. E este com certeza é um dos maiores obstáculos de qua...

Você doaria seus órgãos?

Por muito tempo houve* (e há)  muita resistência quando o assunto é doação de órgãos. Isso porque muitas pessoas (eu já pensei assim) acham que quando se declara doador de órgãos é como dizer que irão morrer a qualquer momento. (na verdade corremos riscos de vida até ao beber água!) É a mesma sensação de se fazer um seguro de vida. Essa ideia só muda, quando nos conscientizamos de que realmente podemos morrer a qualquer momento mesmo (fato), mas que, se isso viver a ocorrer (não pelo fato de se declarar doador, mas pelas fatalidades que estamos suscetíveis) ainda assim podemos fazer a diferença! Contribuiremos para que outras pessoas continuem a viver, com um pedacinho de nós. Já pensou nisso? Quando paramos para refletir na grandiosidade dessa causa, quando mudamos o foco para o todo e não apenas para o “eu” percebemos que aquela visão citada no início não tem "nada a ver". Eu mudei minha concepção, mudei a minha visão quanto a doação de órgãos. Aprendi que não levaremos...

Polêmicas nossas de cada dia - 1ª parte: Atraso Cultural

Olá caros leitores, esse é o primeiro de 10 textos da série "Polêmicas nossas de cada dia". Não deixem de acompanhar! Júlia chegou radiante no trabalho. Sorriso de canto a canto da orelha. Estava radiante entregando os convites de seu casamento. Tudo isso porque depois de mais de um ano de planejamento, enfim estava chegando o dia. - Colega, me conte... ouvi dizer que seu casamento vai ser coisa de primeiro mundo! – Que nada menina... vai ser simples, mas com muito bom gosto! - E a ansiedade? Muito ansiosa? Claro que estou! Não vejo a hora de entrar naquela igreja com aquele vestido lindo! Nem pensem em não ir viu! No convite a hora do casamento era às 19:30. Solange já estava desesperada, afinal ainda tinha que pegar um ônibus para chegar à igreja e já eram 19:00 horas! - Meu Deus! Acho que vou perder a entrada da noiva! Falou Solange para o motorista. Até que Solange estava com sorte. O transito estava bom e 19:35 ela chegou à igreja. Mal desceu do ônibus e tomou um sust...