Certa vez, depois de uma desagradável picada de abelha, passei a refletir sobre esses insetos aparentemente insignificantes e percebi que nós temos muito a aprender com eles.
Isso porque enquanto nós seres humanos, nos fechamos em nosso individualismo, não se importando como o nosso próximo, as abelhas trabalham pela coletividade, para o bem estar de sua comunidade através da cooperação mútua.
Em sua colônia não existem favos marcados, com mais mais que outros, uns com muito e muitos com pouco.
Enquanto nós seres humanos, disparamos agressões ao nosso semelhante, não estendemos a mão ao necessitado, fechamos os olhos para não ver o que deveríamos. Enquanto pela ganância, pelo amor ao dinheiro, sede de poder, matamos friamente o nosso próximo, as abelhas, ao contrário, buscam a união, o bem estar da colmeia, jamais lutam entre si. Alimentam os filhotes com o mel que produzem mesmo não sendo SEUS filhos. Desempenha suas funções sem inveja da função alheia, sem levantes para derrubar a rainha, pois quer o bem de todos.
Enquanto nós seres humanos, sem cerimônia, derrubamos florestas, queimamos, poluímos os rios, destruindo a fauna e a flora, as abelhas com seu trabalho minucioso, de flor em flor contribui para a perpetuação das espécies, a continuação da vida.
Enquanto nós seres humanos, tiramos de quem já nem tem, desviamos dinheiro público, tiramos a vida do outro por banalidades, as abelhas guerreiras que são, morrem na luta defendendo seus semelhantes. Quando atacadas não pensam duas vezes: revidam o ataque, mesmo sabendo que depois irá morrer, morrem satisfeitas sabendo que contribuiu para que seus irmãos continuem vivendo. Se doam pelo próximo, por um bem maior.
Mas afinal, qual a diferença entre nós seres humanos e as insignificantes abelhas, já que ambos vivem uma organização social?
Não seria a famosa "racionalidade" da qual os homens tanto usam para se diferenciar do resto dos animais?
Só me pergunto que racionalidade é essa!

Oi Danilo...gostei muito do seu post.Super interessante!
ResponderExcluirObrigado! Volte senmpre!
ResponderExcluirparabéns pelo texto!
ResponderExcluirValeu Projeto 11 a apinião de vocês é muito importante e sempre bem vinda!
ResponderExcluirsou alérgica a abelhas. ODEIO elas!
ResponderExcluirdanilo parabens pelo texto,mas por favor não podemos deixa-las descobrirem a politica, deputados,presidente,senadores ,prefeito e vereadores, senão aprenderão corrupção,roubo, etc,etc,etc.Abraços
ResponderExcluirPois é. Que elas não nos escute! Rsss
ResponderExcluirVoltem sempre!
ótimo post, porém, como sugestão, não as chame de insignificantes. Possuem sua importância no ecossistema, e no equilíbrio ecológico. ;)
ResponderExcluirOK, Ok. Mas pessoalmente, não as considero insignificantes. Quando falo assim, me coloco como o ser humano que no alto de sua arrogância se acha superior a tudo e todos, apenas porque tem, porque manda, porque se diz racional. Tudo que não ele é inferior.
ResponderExcluirConcordo plenamente com você quando coloca que as abelhas não são insignificantes, e nem é isso que quero passar com o texto.
Abraços.
Volte sempre!