Pular para o conteúdo principal

"Zoação" ou bulling?

As vezes percebo algumas pessoas comentares algo sobre bulling e o tratam como se fosse um fenômeno novo, algo que surgiu a pouco tempo. Isso não é verdade. Desde muito tempo o bulling acontece nas escolas só que mascarado na roupagem de brincadeiras e "zoações" e não tinha a visibilidade que possui hoje.
Geralmente, estas zoações possui suas raízes no preconceito, na intolerância ao diferente. e o que é pior: muitas vezes o bulling faz a vítima se convencer que a culpa das agressões é dela, fazendo se conformarem com a situação imposta.
Na verdade, para o bulling não exite justificativas, ele é gratuito, preconceituoso e eticamente inaceitável pois transforma uma característica pessoal numa inferioridade; impede a aceitação das diferenças, dificultando o convívio social; prejudica a construção de uma ética voltada para o bem comum.
Lutar contra o bulling precisa ser uma prioridade atual, pais, professores e toda a sociedade precisa estar atenta a atitudes que muitas vezes são consideradas "normais" mas na verdade podem esconder o princípio deste mal. Faça a sua parte, não faça vista grossa.
Só assim será possível a cada dia evitar que mais e mais pessoas vivam traumatizadas por este mal.

Comentários

  1. zuação são os q fazem bullying,vem me zuar vem c...ar meu p.u seus v..dos f.di..s,vem

    ResponderExcluir
  2. Bullyng é uma zuação exagerada, ou seja não é uma zuação e sim humilhação, agora zuação moderada é normal, tipo zuar um amigo, e depois brincar, se zuar, e tals é normal, porem com esse novo nome, começou a deixar as pessoas mais frescas, ai voce chega e zoa e ja chama de bullyng, mesmo se for uma zuação normal, bullyng meu pau.

    ResponderExcluir
  3. Ola parabéns pela postagem,infelizmente o Bullyng ocorre com muita frequência nas escolas e deve ser coibido pois as sequelas são profundas e ninguém merece passar por isso, todos somos diferentes e são as diferenças que nos tornam especiais.

    http://linksbrasilnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Atualmente tdu e bullying.A escola nao tem graça sem apelido =D

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, que pena que vocês comentaram como anônimos, assim fica um tanto difícil dialogar, mas vou tentar. NA verdade não é que tudo agora virou bulling, na verdade o bulling sempre existiu, apenas não era visto como um problema! É claro que brincadeiras existem e muitas são sadias, mas a partir do momento que uma brincadeira torna-se rotina, e é usada para diminuir alguém, inferioriza-lo, ou mesmo agredi-lo, é sim bulling! Pode parecer engraçado para aquele que é o emissor da brincadeira, ver seus colegas rindo como loucos de alguém por uma graça feita por você, mas já pensou como você se sentiria se aquilo fosse com você? Será que você não possui nenhum ponto fraco a que alguém possa atacar? Se coloque no lugar da vítima! Será que gostaria de receber o tratamento dispendido a ela?

    Agradeço os elogios, e reitero o pedido para voltarem sempre! Abraços e reflitam a gente pode sim transformar o mundo, desde que essa mudança aconteça primeiro em nosso interior!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Comente a vontade! Aqui não tem palavra de verificação. Contribua com sua opinião.

Postagens mais visitadas deste blog

Você doaria seus órgãos?

Por muito tempo houve* (e há)  muita resistência quando o assunto é doação de órgãos. Isso porque muitas pessoas (eu já pensei assim) acham que quando se declara doador de órgãos é como dizer que irão morrer a qualquer momento. (na verdade corremos riscos de vida até ao beber água!) É a mesma sensação de se fazer um seguro de vida. Essa ideia só muda, quando nos conscientizamos de que realmente podemos morrer a qualquer momento mesmo (fato), mas que, se isso viver a ocorrer (não pelo fato de se declarar doador, mas pelas fatalidades que estamos suscetíveis) ainda assim podemos fazer a diferença! Contribuiremos para que outras pessoas continuem a viver, com um pedacinho de nós. Já pensou nisso? Quando paramos para refletir na grandiosidade dessa causa, quando mudamos o foco para o todo e não apenas para o “eu” percebemos que aquela visão citada no início não tem "nada a ver". Eu mudei minha concepção, mudei a minha visão quanto a doação de órgãos. Aprendi que não levaremos

Existe maus tratos a animais nos rodeios. O que você acha disso?

A algumas semanas, o Domingo Espetacular da Rede Record exibiu uma reportagem bastante interessante sobre a polêmica envovendo maus tratos a animais em rodeios no Brasil e no mundo. Digo polêmica porque não é de hoje que pessoas e entidadades questionam o uso de animais nesses (e outros) esportes. Por mais que alguns muitos queiram, não há como negar que os animais usados nas provas sofrem sim, tanto que como apresentado na reportagem (e em casos que aconteceram em uma cidade que morei) muitos morrem ou precisam ser sacrificados. As interrogações que ficam são: Será que é justificável lançar mão da vida de outros seres vivos em prol de um lazer? De um espetáculo? O que teria os rodeios de diferente entre os espetáculos de circo usando animais e rinhas de galo? Provavelmente existam muitas respostas para estes questionamentos, mas uma das mais óbvias está diretamente relacionada ao volume de dinheiro que estes eventos movimentam. E este com certeza é um dos maiores obstáculos de qua

6 situações comuns de falta do "desconfiômetro"!

Olá caros leitores: neste post venho abordar um assunto muito estressante: a falta de bom senso das pessoas que nos rodeiam. Aprendemos no decorrer de nossas vidas a ser tolerantes e educados de forma a convivermos minimamente bem. Porém Infelizmente, muita gente faltou a estas aulas, pois o que vemos é uma insensibilidade generalizada, desrespeito descarado para com as outras pessoas. Poderíamos elencar inúmeras situações que exemplificassem o que estou dizendo, porém, escolhi 6 que penso, merecem destaque. AMIGO, QUANTO TEMPO... Uma situação típica: estamos em aula, ou palestra, e tem uma “panelinha” batendo o maior papo” coisa de velhos amigos em banco de praça. Seria mesmo necessário chamar a atenção destes, dizer-lhes que estão incomodando? SIGAM-ME OS BONS... Situação vivida por blogueiros: Siga-me que te sigo de volta ! Pessoal, está mais do que provado que esta tática para conseguir seguidores não dá em nada, apenas irrita (veja exemplo disso no link